A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (10), a Operação Alícia para desmontar um esquema de tráfico internacional de mulheres que atuava no Brasil e na Espanha. A ação cumpriu mandados de prisão e de busca em cinco cidades brasileiras e contou com apoio da Interpol, que efetuou duas prisões na cidade de Álava, na Espanha.
A investigação apontou que o grupo criminoso aliciava mulheres no Brasil, providenciava o transporte aéreo para a Europa e, já na Espanha, submetia as vítimas a ameaças e condições degradantes para exploração sexual. A operação teve como base decisões da 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, que autorizou oito mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão.
No Brasil, os mandados foram executados em São Paulo, São Pedro, Jundiaí, Ubatuba e Rio das Ostras. A atuação internacional ocorreu em Álava, na Espanha, onde duas pessoas foram detidas com apoio da Interpol.
A apuração foi conduzida em cooperação com a Policía Nacional da Espanha, por meio do Centro Especializado de Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Contrabando de Migrantes da Ameripol. Em junho deste ano, autoridades espanholas haviam resgatado 33 mulheres submetidas à exploração sexual, sendo 28 brasileiras.
A Polícia Federal estima que o grupo tenha movimentado cerca de R$ 40 milhões com o esquema. A quantia foi bloqueada pela Justiça a pedido da corporação.
Postar um comentário